Especialidades

como podemos lhe ajudar?


Médicos ortopedistas especializados nas mais diversas áreas e subespecialidades, com vasta experiência e formação em universidades renomadas de São Paulo. Prestamos atendimento e suporte em grandes Centros médicos da Capital, como:





Atendemos as seguintes subespecialidades:


COLUNA



JOELHO



QUADRIL



PÉ E TORNOZELO



OMBRO



MÃO



Realizamos os seguintes procedimentos:


P.R.P. (Plasma Rico em Plaquetas)


Os benefícios do PRP na ortopedia e medicina esportiva são muitos ao paciente e a seu médico. Para o médico proporciona uma redução no acompanhamento pós-operatório, devido à diminuição de dor, da inflamação, eliminação de drenos nos ferimentos e sem riscos de infecção, além de uma recuperação mais rápida de seu paciente.

Para o paciente acelera o processo de regeneração tecidual (tendão, ligamento, osso, cartilagem e músculo) promove a analgesia, melhora a resposta hemostática, diminui hematomas, estimula a angiogênese, aumenta a síntese de colágeno, promove a cicatrização de ferimentos de partes moles, reduz a formação de cicatriz dérmica.

De acordo com as pesquisas em todo o mundo, o PRP tem um papel importante na regeneração das lesões ortopédicas, sendo muito utilizado atualmente no tratamento de atletas de todas as modalidades.


T.O.C. (Terapia por Ondas de Choque)


A Terapia por Ondas de Choque (TOC) é um tratamento não cirúrgico, que envolve o uso de ondas de choque para áreas musculoesqueléticas do corpo (como o joelho, ombro ou calcanhar) com o objetivo de reduzir a dor e promover a cicatrização dos tecidos moles afetados.

As ondas de choque são utilizadas para reduzir a inflamação, reduzir o tecido fibrótico e estimular a cicatrização dos tecidos.

A terapia por ondas de choque é uma alternativa não invasiva para o tratamento cirúrgico em pacientes selecionados que não responderam à terapia médica convencional.

São ondas acústicas de alta energia que podem ser gerados de forma diferente, e aplicam-se na área dolorosa com um aparelho de emissão de onda sonora, que poderá ser radial (em forma de leque) ou focal (linear).


BAROPODOMETRIA (Teste da Pisada)


O Teste da pisada (Baropodometria) é um exame computadorizado que mede e quantifica as pressões nas diversas partes da planta do pé durante o apoio. Estas pressões podem ser medidas com o paciente parado (fase estática) ou com o paciente caminhando (fase dinâmica).

O exame é realizado em duas fases: a estática e a dinâmica - com uma plataforma com sensores de pressão conectada a um computador. Este teste é indicado avaliar com precisão o tipo de pisada e as alterações que as doenças que envolvem os pés. É um ótimo exame para mapear as áreas de maior pressão na planta do pé, prevenindo lesões pela perda da sensibilidade, que coloca em risco o aparecimento de úlceras de pressão e feridas em pacientes diabéticos.

Além disto, a baropodometria nos auxilia a prescrever palmilhas e outros tipos de órteses plantares com maior precisão, permitindo também comparar o processo evolutivo de um tratamento ortopédico, cirúrgico ou conservador, confrontando o estado inicial (primeiro exame) com um estado atual (último exame).


CONFECÇÃO DE PALMILHAS


Palmilhas ortopédicas oferecem uma série de benefícios para quem as utiliza diariamente.

Ela emprega alguns princípios básicos, como a redistribuição das pressões plantares e o alinhamento dos pés, tornozelos e joelhos. Por meio de correções, a palmilha consegue eliminar e reduzir dores nos membros inferiores, promover mais conforto no dia a dia, aumentar o desempenho esportivo, prevenir lesões e melhorar o amortecimento de impactos.

As palmilhas são a interface entre o seu pé e o calçado e tem o objetivo principal de proporcionar conforto e proteção ao seu pé.


INFILTRAÇÕES COM ÁCIDO HIALURÔNICO


O ácido hialurônico é um suplemento utilizado para tratar a artrose, uma doença que afeta as articulações (juntas).

A utilização mais frequente é no tratamento de artrose de joelho, mas ele pode ser injectado entre o pulso e a mão para a Rizoartrose ou no quadril por a coxartrose. Nestes dois casos é necessária ultrassonografia para localizar o ponto exato para infiltrar o àcido hialurônico.

As injeções também podem ser feitas no ombro, mas geralmente esta articulação é menos afetada porque não deve suportar o peso do corpo.

Infiltrações com esta substância aliviam a dor em muitos pacientes que não tiveram alívio de analgésicos ou outros remédios.


IMOBILIZAÇÕES


A imobilização que pode ser feita com talas e gesso, por exemplo, é uma técnica da traumatologia que remonta às origens da medicina.

No século X, surgiu a implementação do gesso por impulso de médicos persas.

A especialização da ortopedia começou a desenvolver-se no século XVIII para corrigir e prevenir as deformações causadas por fraturas mal consolidadas.


EXAMES DE IMAGEM


Os exames complementares de imagem são muito utilizados na ortopedia e traumatologia. Eles auxiliam o ortopedista a tomar decisões importantes sobre o tratamento.

São fundamentais, por exemplo, para indicar cirurgia no caso de fraturas. Também são importantes para o planejamento dessas cirurgias.
A radiografia ou raio X (RX) é o exame complentar mais simples e utilizado. Traz informações muito importantes sobre os ossos e, na maioria das vezes, não pode ser substituído por exames mais tecnológicos como a tomografia ou ressonância. Traz informações muito importante também nas lesões tumorais.
A ultrassonografia (US) é utilizada para avaliação de lesões mais simples, como cistos e pequenos tumores superficiais e de partes moles. Também é utilizada como avaliação inicial em alguns casos de lesões ou trauma de tendões. Além disso, a ultrassonografia com doppler é usada no diagnóstico de algumas síndromes compressivas, como a síndrome do desfiladeiro torácico, e nas oclusões arteriais e venosas, como a trombose.
A tomografia computadorizada (TC) é um exame realizado com uma tecnologia mais avançada do raio X. Ela avalia muito bem a parte óssea e complementa o RX, principalmente, nas fraturas articulares. Ela é capaz de fazer imagens tridimensionais na parte estudada. É muito importante para a indicação e o planejamento cirúrgico nas fraturas articulares.
A ressonância nuclear magnética (RM) é o melhor exame para a avaliação das partes moles - músculos, tendões, ligamentos e meniscos - e é muito importante para a avaliação das lesões tumorais. Além disso, é o principal exame para o diagnóstico de fraturas ocultas, ou seja, as fraturas que não aparecem no RX. Também é utilizada para diagnóstico, indicação e planejamento cirúrgico. Apesar de a RM ser o melhor exame não invasivo para a avaliação de partes moles, ela não é perfeita. Portanto, algumas lesões podem não aparecer na RM.


CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA


O procedimento minimamente invasivo (percutâneo) para as hérnias de disco cervicais e lombares são utilizados pela CTB desde 2001. Esses procedimentos são indicados em pacientes com sintomatologia de origem discogênica comprovada e que não cedem ao tratamento clínico clássico. É um procedimento seguro, bem aceito e de baixa morbidade.

As vantagens que temos com a abordagem percutânea:

  1. Procedimentos em sua maioria realizados com anestesia local;
  2. Execução em Hospital Dia, o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia;
  3. Não há sangramento;
  4. Baixa indicação de infecção;
  5. Retorno ao trabalho divididos em 2 grupos:
    • a) Trabalhadores braçais: 06 (seis) semanas.
    • b) Trabalhadores intelectuais: 03 (três) dias.
  6. Atividades esportivas podem ser reiniciadas após 06 (seis) semanas do procedimento.

Os procedimentos mais realizados, no momento, são a laser, e por videoscopia.



CONDICIONAMENTO FÍSICO (PERSONAL TRAINER)


Se torne forte, ágil, equilibrado, coordenado. Reabilitação física para crianças, adultos e idosos. Orientação para todos os esportes.

Montagem de Treinos
Planejados e montados de acordo com as características, objetivos e limitações de cada pessoa, para obter o melhor resultado possível.

1º Defina qual é o propósito do treinamento.
2ª Defina o tempo que você tem disponível para realizar o treinamento.
3ª Plano de treinamento com respectivas atividades: corrida, funcional, musculação, natação, tênis, ciclismo, lazer, etc.

Nossos procedimentos:

- Fazer uma avaliação física do paciente.
- Identificar fatores de riscos (problemas de saúde).
- Definir metas e prazos de treinamento.
- Reavaliar periodicamente os resultados alcançados.
- Atendemos para consultas em nosso consultório e acompanhamos presencialmente na residência do paciente, condomínio, parques, etc.
- Atendimento personalizado para idosos – com objetivo de condicionamento físico e manutenção de atividade de conduta diária.

Contato: Professor Claudio Fernandes - Celular: 96377-3291 / Consultório: 3885-7082


FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO


A fisioterapia no CTB é formada por profissionais especializados em reabilitação musculoesquelética. Temos como objetivo a prevenção e restabelecimento, manutenção e a promoção da saúde e bem estar do indivíduo.

O tratamento ocorre a partir de avaliação e sessões individuais, estabelecendo metas e condutas específicas para o quadro disfuncional de cada paciente.

No CTB, a fisioterapia dispõe de técnicas que contribuem no controle da dor, melhora do movimento, diminuição da tensão muscular, restabelecimento do controle motor e da estabilidade articular, assim como do desempenho físico.

Técnicas terapêuticas:

  • Fortalecimento muscular
  • Terapia Manual
  • Técnicas miofasciais
  • Pilates
  • Estabilização segmentar da coluna cervical
  • Agulhamento seco
  • Eletroanalgesia
  • Eletroestimulação
  • Terapia de Campo Eletromagnético Pulsado
  • Laserterapia